Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Peninha indica João Matos para premiação em Brasília
O ex-deputado João Matos foi indicado para receber o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, a pessoas cujo trabalho mereça especial destaque na defesa e promoção da educação brasileira. Todos os anos, três nomes são escolhidos. A seleção é feita até o final de setembro e a premiação, em sessão solene no Congresso Nacional, está prevista para o dia 07 de dezembro.
A indicação partiu do deputado Rogério Peninha Mendonça, de quem é amigo há mais de 30 anos: “o João foi meu professor na política; ainda hoje, depois de décadas dedicadas à vida pública, continuo aprendendo com ele”. Foi João Matos que, nos anos 80, filiou Peninha ao PMDB e o incentivou a disputar a eleição municipal em Ituporanga, que serviu de trampolim para a carreira política.
João Matos começou sua trajetória como professor na Escola Estadual Braço Perimbó, hoje Petrolândia, no ano de 1965. Depois foi para Florianópolis cursar Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Administração de Empresas. Retornou ao Alto Vale após formar-se e lecionou na Escola Técnica Santo Estevão, além do Colégio Roberto Moritz, ambos em Ituporanga, sua terra natal. Em Rio do Sul, deu aulas no Colégio Rui Barbosa e foi diretor da Escola Básica Roberto Machado.
Na década de 70 ele se mudou para Ibirama, onde dirigiu o Colégio Hamônia entre 1972 e 1987. Nessa época, ocupou o posto de Diretor Técnico da então 6ª Coordenadoria Regional de Educação, em Rio do Sul, entre 1974 e 1978. Tornou-se Diretor Proprietário dos Cursos XV de Abril Ltda., entre 1977 e 1982; Secretário Municipal de Educação de Ibirama, nos anos de 1983 e 1984; e Secretário de Estado da Educação no Governo Paulo Afonso, entre 1995 e 1998.
Foi deputado estadual por dois mandatos seguidos e deputado federal em quatro legislaturas. É autor da lei que instituiu o 25 de maio como Dia Nacional da Adoção. Também foi protagonista da Lei 12.010, conhecida como Lei Cléber Matos, que dispõe sobre a adoção no Brasil. Presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2008 e foi o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Brasileiro, composta por 186 deputados e 34 senadores. Atualmente, João Matos é Secretário de Articulação Nacional no governo Raimundo Colombo.
João Mattos em sua passagem pela Secretaria de Educação de Santa Catarina, foi responsável por uma ampla valorização da educação, promovendo ampla revitalização e ampliação do espaço físico, reajustes significantes nos vencimentos dos profissionais , e formação dos docentes ( grande deficiência da época ) sendo que implantou o importante PROGRAMA MAGISTER, responsável pela formação de muitos docentes que hoje atuam em nossas escolas. Cursos em tempo integral gratuitos e com ajuda de custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário