Licitação para duplicar a BR-470 será feita ainda esse ano
Deputados e senadores catarinenses que estiveram em audiência com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, nesta terça-feira (15), saíram satisfeitos do encontro. Pela primeira vez o governo deu prazos para a elaboração de projetos técnicos e abertura de licitações em obras importantes nas rodovias federais que cortam Santa Catarina. O encontro durou uma hora e meia e o Ministro foi aplaudido no final.
Passos reafirmou o que a presidenta Dilma Rousseff já havia dito no ano passado, em visita ao Médio Vale: a obra prioritária do governo federal em território barriga-verde é a duplicação da BR-470. Para alargar a pista e fazer obras complementares, o investimento será de R$ 1,7 bilhão. A duplicação compreenderá 74 quilômetros e será dividida em quatro trechos:
1 – Navegantes até a BR-101;
2 – BR-101 até Ilhota;
3 – Ilhota até Gaspar;
4 – Gaspar até Indaial.
1 – Navegantes até a BR-101;
2 – BR-101 até Ilhota;
3 – Ilhota até Gaspar;
4 – Gaspar até Indaial.
As licenças ambientais e os projetos técnicos estão sendo feitos simultaneamente e começarão a ser entregues a partir de julho, quando haverá a abertura da primeira licitação. O trecho mais problemático, de acordo com os técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é o que fica entre Ilhota e Gaspar, devido à fragilidade do solo. Coincidência ou não, este foi o palco das maiores tragédias nas enchentes de 2008, quando dezenas de pessoas morreram nos deslizamentos de terra.
Acima de Indaial
Como já esperavam os parlamentares, o Ministro disse que não há previsão para duplicar a BR-470 no trecho que fica acima de Indaial. No entanto, garantiu que haverá investimentos em obras secundárias, para aliviar problemas urgentes no Alto Vale do Itajaí. “Foi o que eu pedi. Dirigi a palavra ao Ministro e expliquei pra ele que o trecho que mais mata pessoas não havia sido contemplado. Em alguns lugares, parece que tem uma caveira de burro enterrada; o projeto fica pronto, conseguimos recursos, a obra é licitada e no final nunca sai”, reclamou o deputado Peninha, fazendo alusão ao trevo de Lontras, que já era para estar pronto desde 2011, se a empresa que ganhou a tomada de preços não tivesse desistido do serviço.
Outra obra emergencial que contará com dinheiro do Ministério dos Transportes é a Travessia Urbana de Rio do Sul. Com custo estimado em R$ 5 milhões, o projeto técnico será desenvolvido imediatamente. “O Gariba, vice-prefeito de Rio do Sul, me liga toda semana cobrando a travessia. Tenho certeza que muitas vidas serão preservadas depois que esse contorno viário estiver concluído”, disse Rogério Peninha Mendonça.
Os trevos de Agronômica, Trombudo Central, Pouso Redondo e Otacílio Costa terão seus Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica desenvolvidos pelo DNIT. Assim que esses EVTEs estiverem prontos, o Ministério dos Transportes começará instantaneamente a elaboração do projeto e, depois, a execução da obra.
Rafael Pezenti
Assessor de Imprensa - Deputado Federal Peninha (PMDB/SC)
PENINHA com Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos.
Peninha tem demonstrado muita desenvoltura e influência em Brasília, representando de maneira muito significativa nosso Estado, Região e Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário