Que os políticos em sua maioria, nos dão maus exemplos de uso do dinheiro público e exercem o poder em seu próprio benefício já não é mais novidade. Mas é importante não generalizar, e muito menos concordar, e calar. Nem mesmo ocultar. Devemos lembrar sempre, que os políticos ruins, adoram que os cidadãos de bem odeiem a política; e principalmente, se distanciem dela. É preciso participar, cobrar, sugerir, criticar, ajudar a fazer a política melhor. Vereador Juarez procura neste blog, divulgar suas ações, sugestões e idéias. Na Câmara tem insistido na participação das pessoas e na transparência e divulgação.
Pois bem, por lei, em poucos dias deve surgir na Câmara o projeto que regulamenta e estipula os valores dos salários dos agentes políticos do próximo mandato, como vereador, vice-prefeito e prefeito. É IMPORTANTÍSSIMO que as pessoas acompanhem esse processo. Pois devido à falta de participação e de cobrança da comunidade, no fim do mandato anterior ( 2005 a 2008 ), aqueles vereadores aprovaram um polpudo aumento para si próprios além de criar o vergonhoso 13º salário para os agentes políticos de Vidal Ramos, que nunca existia.
Vereador Juarez, único vereador que optou por não receber o 13º salário, votará contra qualquer projeto que aumente o salário dos agentes políticos em Vidal Ramos, nem de 1%. Primeiro porque acha um absurdo essa possibilidade de os próprios políticos poderem decidir sobre seus salários. Segundo porque seria um desrespeito com nosso funcionalismo, que também mereceria melhores salários, especialmente os professores que tem garantido por lei federal um melhor salário, e que a administração não respeita. Existe quem defenda o aumento e diz: “A realidade do município mudou, o município cresceu e a receita é bem melhor.” Essa afirmação é verdadeira, mas fica a pergunta: A realidade mudou só para os políticos? E todos os outros funcionários, também não vivem e trabalham nesse município com uma nova realidade?
Nesse mandato ( 2009 a 2012 ) o salário do vereador em Vidal Ramos começou em R$ 1.361,00 e termina em R$ 1.725,00. Isso porque o salário do vereador é reajustado junto com o salário de todos os servidores pela lei que concedeu a revisão anual dos salários com correção da inflação. FATO ESTE, QUE TORNA ABSURDO QUALQUER AUMENTO, uma vez que os salários já são corrigidos.
Mas, em muitos municípios brasileiros, o que estamos assistindo, são câmaras de vereadores aprovando aumentos escandalosos para si próprios, para os vice-prefeitos e prefeitos, que passam de 70%. Quem acha isso errado, pode com a sua participação, contribuir para que isso não aconteça em Vidal Ramos também. Converse com seu vereador veja, qual a sua opinião. Pergunte por exemplo se é justo o professor ter seu plano de carreira jogado no lixo, sem o aumento devido por lei. Pergunte se é justo o braçal, a enfermeira, o motorista, e todos os outros funcionários não ganharem nem 1% de aumento e os políticos aumentarem seus próprios salários. Pergunte se ele foi eleito para defender o funcionário, o cidadão e o município, ou se foi para defender-se a si próprio.
Nunca se esqueça que, se a política está ruim, mas ela pode piorar muito! E sua participação pode fazer a diferença! Vereador Juarez até concorda que o vereador mereceria ganhar mais. No entanto teria que trabalhar muito mais. Estudar e conhecer as leis, cumprir horário. Teria que haver uma cobrança muito maior. Nesse momento, com essa realidade que vivemos, um aumento só significará uma inflação na compra de votos, o que dificultará cada vez mais que se eleja quem faz campanha com seriedade. Além disso, no entendimento do vereador Juarez, o salário do vice, do prefeito e dos vereadores de Vidal Ramos, já são bons, e maiores do que de municípios vizinhos com realidades semelhantes a nossa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário