Powered By Blogger

terça-feira, 12 de abril de 2011

Lei Municipal do Nepotismo

                         Tramita na Câmara Municipal de Vidal Ramos, um projeto de lei objetivando uma modificação na lei municipal que trata sobre o nepotismo.  O projeto, basicamente permite a  nomeação de parentes de vereadores para cargos de secretário municipal, o que pela lei atual não era permitido. O projeto de lei é de iniciativa do prefeito, e embasado em decisões do Supremo Tribunal Federal, e em parecer do advogado da prefeitura Édio Machado.
                         O vereador Juarêz concorda com o projeto por tratar-se de dois poderes totalmente independentes, o legislativo e o executivo. E ser parente de um vereador, não pode ser impedimento para que esta pessoa possa assumir um cargo de secretário na prefeitura. Só para citar um exemplo, o secretário da Educação Nélson Back não poderia ocupar este cargo atualmente se a lei continuasse como estava, por ser irmão do vereador Amirto Back.
                          No entanto, o projeto serviu para  que o vereador pudesse esclarecer formalmente e de público uma situação. O vereador citou o caso de seu irmão, que foi recentemente nomeado para secretário de esportes. Disse que esta nomeação foi exclusivamente do prefeito e que não tem qualquer participação sua ou de seu partido, o PMDB. Fez questão de destacar que o secretário foi nomeado por seus méritos pessoais, e não por ser seu irmão, uma vez que muitas pessoas vieram  o questionar sobre o assunto. "Desejo sucesso ao novo secretário, o que desejamos a todas as pessoas que participam da administração, que trabalham no dia a dia com nossa população e com o nosso orçamento municipal, mas é preciso aproveitrar a oportunidade para dizer que meu partido e eu, em hipótese alguma fizemos esta indicação" disse  o vereador Juarêz Kuhnen.
                          Finalmente, fica claro que o voto favorável do vereador ao projeto, não é de cunho pessoal, uma vez que a indicação de seu irmão nem contou com seu apoio nem do PMDB, mas sim para regularizar uma situação para todos os atuais vereadores e os futuros, que não podem ter seus parentes prejudicados para nomeações em cargos no poder executivo, que são de livre nomeação do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário