Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CERVIDA

No dia 28 de março de 2011, os vereadores tiveram a oportunidade de visitar o CERVIDA, Centro de Recuperação a Vida, na localidade de Salseiro, e conhecer sua estrutura e funcionamento. A visita foi motivada por um projeto de lei que tramitava na câmara, e que tratava de doação no valor de R$ 4.000,00 para a entidade. O projeto foi aprovado por unanimidade.
                 
                 A visita foi muito importante para que os vereadores pudessem conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo CERVIDA, sendo que  uma das principais funções do poder legislativo é justamente fiscalizar toda aplicação do recurso público de seu município.
                 O vereador Juarêz ressaltou no local da visita, e logo após na tribuna da câmara, a sua admiração pelo trabalho desenvolvido, destacou que já colaborou com a entidade e se deixou novamente a disposição da mesma, naquilo que estiver ao seu alcance.
                Muitas pessoas pensam que o CERVIDA é um local “perigoso”, com pessoas perigosas. Não é verdade, são pessoas que necessitam de ajuda para se livrar da dependência química. E que bom que existe quem as ajuda. Nossa sociedade excludente, necessita de mais recursos e  espaços como este, para ajudar aqueles que caem nas armadilhas que a bebida e as drogas provocam. Afinal estas drogas são produzidas pela sociedade, e enriquecem quem as produz, por isso é justo que possamos tratar aqueles que delas dependem.
               Muitas pessoas pensam que o CERVIDA não cuida de pessoas de Vidal Ramos, por isso não devia se investir recursos do município. Não é verdade, pessoas de nossa cidade já se trataram lá e muitas ainda poderão se tratar. Mas, devemos lembrar também, que muitas pessoas de nossa cidade, já se trataram e ainda se tratam em outras cidades, em vários hospitais e centros de recuperação. Também já fomos muito ajudados por outros municípios. Cada município devia fazer a sua parte, destinando uma parte de seu orçamento para esse fim. Criando centros de recuperação ou fazendo parcerias com outros municípios. O alcoolismo e as drogas são uma realidade que não podemos negar. Estão enraizados em todas as cidades. E muitos procuram fazer de conta que o problema não existe, por isso é preciso apoiar as iniciativas como o CERVIDA, que como próprio nome diz, quer recuperar vidas.
                O vereador Juarêz saiu bastante emocionado da visita ao Cervida. Destaca a chegada ao local, onde mesmo com uma garoa, dois homens, esperavam para abrir os portões. Quando o carro ia passando, ( o mais idoso) abriu um cartaz dizendo: - Sejam bem vindos!         
               Mas a peça teatral  apresentada pelos internos, foi o ponto mais alto. Como profissionais de teatro, apresentaram um tema de um conteúdo muito importante e forte: - o destino da humanidade. Mostraram as opções que vem se apresentando as pessoas no seu dia a dia, e que as levam para o mal. E por fim, mostraram que somente com o apego a fé, em algo considerado maior e superior, que conseguem desvencilhar-se do materialismo e dos vícios.
              Para finalizar, fizeram uma apresentação individual, dizendo o nome, de onde vinham, quais seus problemas, e o que os trouxe a esta casa de recuperação. Sempre ao falar, primeiramente cumprimentavam seus colegas dizendo: - boa noite FAMÍLIA. Chamou a atenção do vereador, o fato de eles se referirem ao outro, ao colega, como Família. Cada um, ao fim de sua fala, dizia aos vereadores: - sejam bem vindos. O mais impressionante desta parte, foi à forma firme como eles encaram e precisam falar dos seus problemas. Seria fácil falar dos problemas de outra pessoa, ou de outros assuntos, mas, vir a público e falar dos seus vícios, da sua necessidade de buscar ajuda, é difícil. Mas eles o fizeram com uma sobriedade e humildade admiráveis.
               Coube ainda a um interno, no final, fazer um depoimento mais detalhado do seu caso. Também impressionou. Serviu para que cada um que estivesse ali presente pensasse, que apenas para a morte não existe solução. Pois da maneira que aquele jovem se encontrava, qualquer um diria que não tinha mais solução. E ele já esta quase no fim do tratamento.
               O vereador Juarêz, teve no término da visita a oportunidade de se manifestar e disse que pediria em suas orações que Deus continuasse dando forças, para que cada um dos 26 internos que ali estavam, conseguissem concluir seu tratamento. Disse que eles deviam buscar a cura para tornarem suas próprias vidas mais felizes, mas, principalmente por que tinha certeza que ao redor de cada um que ali estava, existiam mais pessoas. Existiam certamente, pais, mães, irmãos, esposas, filhos, amigos e tantas pessoas que com certeza também dependem desta cura, para serem felizes. São certamente pessoas que convivem com vocês e querem fazer vocês mais felizes, mas precisam de sua ajuda. Lutem por vocês e por estas pessoas, concluiu o vereador.
              Todos deveriam visitar e conhecer este trabalho, do CERVIDA. Quando  vemos ações assim, acreditamos que é possível sim, outro mundo. Um mundo melhor.
             Quando pensamos na vida de um ser humano, não podemos pensar  que religião, partido ou nome ele tem. Não podemos pensar  de  qual cidade ou país ele é. Pelo menos quem é cristão, deve pensar acima de tudo, na vida. É isso o que importa. É isso que existe primeiro.
            Nossa cidade é conhecida por seus doces, seu mel. Doce também no sentido da “acolhida”, no carinho dispensado ao visitante
           Nossa cidade também esta sendo conhecida pelo cimento. Pelo grande investimento que vem sendo realizado.
          Mas, Vidal Ramos, também já é conhecida em muitos lugares, por possuir o CERVIDA. Certamente o nome de nossa cidade está marcado com muito carinho, no coração dos familiares e amigos daqueles que tiveram em nossa cidade a oportunidade de recuperarem a vida !

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário