Vereadores Juarez e Hilário manifestaram na sessão do dia 24 de abril, sua preocupação com a seca que afeta Santa Catarina, e especialmente reflexos dela que já começam a aparecer também em Vidal Ramos, evidentemente que menores do que em outras regiões. No entanto várias fontes de água já secaram, e as lavouras de produção de milho no pós-fumo, já foram bastante afetadas em algumas comunidades. Juarez destacou também, que a exploração do meio ambiente de forma pouco criteriosa, tem colaborado para estes desequilíbrios, que hora se manifestam em secas, hora em enchurradas, ambas consequentes do aquecimento global.
Na mesma oportunidade, aproveitaram para enviar a EPAGRI de Vidal Ramos, secretaria municipal de agricultura e sindicatos, um ofício objetivando saber se já existem estudos sobre possíveis prejuízos a agricultura do município, uma vez que estas entidades representam e dão assistência aos nossos agricultores. Os vereadores fizeram os pedidos de informações devido a agricultores que os procuraram e reclamaram de sua situação. Se de fato os índices pluviométricos, as características climáticas e as condições do tempo caracterizarem uma estiagem, seria interessante o município pensar na possibilidade de decretar situação de emergência, o que certamente facilitaria a vida do agricultor em possíveis renegociações com instituições financeiras.
Dos 295 municípios catarinenses, 131 já decretaram situação de emergência em função da estiagem, que já afeta diretamente 700 mil pessoas; e os prejuízos já estão em aproximadamente em 700 milhões de reais. E podem aumentar.
Poxa, na 4a feira choveu !!! E 5a também ! Que bom !
ResponderExcluir