Na sessão de 06 de setembro, atendendo a convite do vereador Juarêz e do presidente Mário, esteve presente na sessão da Câmara, o senhor Célio Maçaneiro, presidente da Associação das Agropecuárias do Bacia do Rio Itajaí, que tem sua sede no vizinho município de Aurora.
Na ocasião, Célio veio falar do trabalho da Associação e buscar parcerias com a administração de Vidal Ramos, para aumentar a quantidade de embalagens recolhidas em nosso município, propondo a continuação de inciativas já realizadas, como palestras e principalmente o recolhimento itinerante.
A embalagem dos agrotóxicos, usados em grande quantidade nas lavouras do município, são um problema sério ao meio ambiente, e são um entrave ao tão propalado Desenvolvimento Sustentável. São de responsabilidade de recolhimento das agropecuárias que o comercializam, sendo que estas, juntamente com os fabricantes, mantém a associação que é responsável pelo recolhimento, a AABRI, em Aurora. No entanto, os municípios tem sido parceiros da associação, para que o percentual de devolução das embalagens seja o maior possível, uma vez que se, este perigoso lixo ficar nas propriedades rurais de nosso município, certamente logo estarão contaminando nosso ar, nossa água e nosso solo.
Durante a reunião, ficou combinado um novo encontro entre AABRI, Epagri, Prefeitura, Fumageiras e Câmara, para desenvolver em conjunto uma política eficiente e permanente para nosso município dar o destino correto a este lixo que tanta prejudica nossa saúde e nosso ambiente.
Dados apresentados por Célio durante a reunião:
- Aurora e Imbuia são os municípios que mais devolvem embalagens na região.
- Existem no Brasil 84 empresas fabricantes de agrotóxicos.
- AABRI - Aurora, recebe embalagens de 63 municípios catarinenses.
- AABRI - Aurora deve receber neste ano cerca de 140 toneladas de embalagens, equivalente a aproximadamente 1.540.000 embalagens ( um milhão e quinhentos e quarenta mil ).
- São feitos 17 produtos a partir da reciclagem do plástico das embalagens, como caixa de bateria para automóveis, tubo para esgoto, caçamba de carrinho de mão, embalagem para óleo lubrificante, dutos e conduítes para construção civil, entre outros. Esses produtos são quase todos, consumidos no estado de São Paulo.
- O agricultor precisa lavar bem, por três vezes a embalagem antes de encaminhá-la para devolução.
- Vidal Ramos devolveu aproximadamente 7557 embalagens em 2009, e 9625 em 2010, sendo que em 2011 o número ainda é bastante baixo, o que espera-se seja bem maior após a campanha que deve ser realizada.
A Câmara espera estar, desta maneira, também colaborando para a diminuição do problema do lixo tóxico no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário