Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Reunião com Professoras da Rede Municipal

REUNIÃO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL     
        Lamentável , para não dizer outra palavra, a reunião com os professores de nosso município de hoje, 27/07/12.
       Os secretários João Schimitz ( filiado e presidente do NOVÍSSIMO Partido de Vidal Ramos e irmão da candidata a prefeita do atual prefeito ) e Nélson Back, que diz que não é político mas é filiado no partido do prefeito, tentaram explicar o inexplicável.
        Ou seja, “explicaram” que não foi possível dar o aumento aos nossos professores alegando o período eleitoral. Pois, lembro a eles que a lei do Piso dos Professores é de 2008, portanto todos os prefeitos e governadores que quiseram, se planejaram e se adequaram a lei. Além disso o Supremo Tribunal Federal já determinou seu cumprimento em 06/04 2011. Tanto isso é verdade que foi formado no ÍNICIO do ano, um grupo de estudos, do qual os dois secretários faziam parte, que levantou todos os dados e fez um estudo de impacto para aplicação do aumento, antes do período eleitoral, podendo ser aplicados sem nenhum problema, que só não foi dado, porque a administração não quis ! É preciso salientar ainda que a mesma lei do piso determina:  "É constitucional a norma geral que reserva o percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse".
      Alegaram também o gasto com funcionários que tem um limite a ser respeitado. Porque então a prefeitura não pára de contratar cada vez mais gente? Porque nosso número de funcionários disparou nos últimos meses? Apesar disso, o aumento poderia ter sido dado, e mesmo assim, o alegado limite fiscal não seria alcançado, uma vez que a receita também subiu muito.
       Os mesmos dois secretários, juntamente com Marcelo Becker, também sabiam sobre a lei da licença maternidade de 6 meses, que foi aprovada por nós na Câmara, e olha que o projeto partiu da administração, e agora se negam a conceder, em mais uma demonstração de insensibilidade. Todos os 3 secretários e o prefeito sabem que a lei É VÁLIDA legalmente. Pergunto, por que colocaram na lei que a funcionária poderia pedir a licença? Para depois não conceder? Respondo, para compensar a retirada do direito aos qüinqüênios, que diziam ser ilegal, mas o estado e a maioria das prefeituras continuam pagando até hoje. Além do mais, na reunião com as professoras para falar do novo plano e novo estatuto da época, apresentaram a elas a licença 6 meses, como uma nova vantagem que a funcionária teria.
      Quero dizer que neste ano, na Câmara de vereadores, o que mais eu fiz foi pedir, cobrar, sugerir, alertar, sobre a necessidade de melhorar os salários de nossos professores e sobre a adequação a lei nacional do piso do magistério , bem como o respeito ao plano de carreira. Mas certamente nem ficaram sabendo disso, pois para eles a Câmara de Vereadores não tem valor nenhum. São acostumados a ninguém se “intrometer” nas suas áreas. Não gostam de opiniões.
       Acredito que estas pessoas que citei, querem sim, uma educação de qualidade para o município. Mas eles acreditam que isso é possível pagando MAL os professores. E é nisso que nos diferenciamos, apenas no campo das opiniões e ideias. Porque eles sabem, que o projeto de aumento não foi enviado para a câmara antes do período eleitoral porque a administração não quis. E todos sabem também, que seria perfeitamente possível cobrir o aumento e manter-se dentro do limite da lei de responsabilidade fiscal. 
        Porque a maioria dos municípios conseguiu respeitar a lei do piso, respeitando também as carreiras? Por exemplo, nossa vizinha Imbuia! Aplicou o 22 % na carreira, igualmente para todos os professores. E olha que lá, nem teve aumento de suas receitas financeiras como Vidal Ramos teve, devido a Votorantim. Façam um levantamento nos municípios vizinhos e do Alto Vale, e verão que Vidal Ramos paga um dos piores salários para seus professores.
       Mas não se enganem, pois nossos professores não engolem todas as suas “explicações”, sem antes questioná-las, afinal com muito orgulho e sem o devido reconhecimento, SÃO PROFESSORES !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário