Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Lixo Eletrônico - CIM AMAVI

                 Na próxima sessão da Câmara de Vereadores de Vidal Ramos, estará em discussão o projeto que cria o programa municipal de coleta permanente do lixo eletrônico. Este projeto é de grande importância, pois vai criar um local  permanente para o recebimento deste lixo e o  posterior encaminhamento ao destino adequado. Ainda, visa contribuir na conscientização da comunidade para a importância desta ação. Aquilo que chamamos de "lixo", na maioria das vezes pode ser reaproveitado. Com o lixo eletrônico, isto fica ainda mais nítido, uma vez que o descarte em locais inadequados é muito perigoso devido ao conteúdo tóxico e poluente, mas sobretudo, por tratar-se de material muito valioso, como os diversos metais ,entre outros materiais, podendo serem em sua grande maioria reaproveitados.
                 E esta é uma ação de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Não apenas pelo caráter ecológico, mas também pelo caráter econômico, uma vez que desenvolvimento de verdade, precisa abranger ambos. Com o reaproveitamento de matérias primas, tornamos o processo produtivo e consequentemente os produtos, mais baratos. Por sua vez, o preço menor incentiva o consumo e aumenta o movimento econômico, gerando mais empregos e riquezas. Mas o principal fator desta ação, é diminuir o impacto ambiental que nossa sociedade vem provocando. Este mesmo crescimento econômico falado anteriormente, tem produzido grande destruição de nosso espaço natural. Por isso o poder público precisa incentivar o reaproveitamento e a reciclagem. Somente assim, diminuiremos a imensa poluição gerada pela exploração, transporte e beneficiamento das matérias primas. Além disso, fazemos um significativo avanço na saúde, diminuindo a quantidade de resíduos contaminando o solo, a água e a atmosfera.
                Muito importante neste momento, salientar o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ecólogo Leandro Lyra juntamente a Fundação Municipal de Meio Ambiente. Várias ações vem sendo realizadas com este objetivo, de conservar e promover o meio ambiente.
                Também é preciso salientar outro projeto aprovado a poucos meses em nossa Câmara. Trata-se do CIM-AMAVI, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí. Vidal Ramos, por meio deste projeto, passou a integrar este consórcio, objetivando buscar soluções conjuntas para problemas comuns, economizando recursos, por meio do rateio de despesas entre os municípios participantes. E este projeto de recolhimento de lixo eletrônico, apoiado pelo CIM-AMAVI, já é uma prova dos benefícios de se integrar tal consórcio.
                 Vereador Juarez, que desde o início do mandato tem batalhado muito por políticas municipais de tratamento adequado a todo tipo de lixo e resíduos, com certeza votará favorável ao projeto, e além disso, estará incentivando ativamente a divulgação e aplicação deste projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário