Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Reunião com Professoras da Rede Municipal

REUNIÃO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL     
        Lamentável , para não dizer outra palavra, a reunião com os professores de nosso município de hoje, 27/07/12.
       Os secretários João Schimitz ( filiado e presidente do NOVÍSSIMO Partido de Vidal Ramos e irmão da candidata a prefeita do atual prefeito ) e Nélson Back, que diz que não é político mas é filiado no partido do prefeito, tentaram explicar o inexplicável.
        Ou seja, “explicaram” que não foi possível dar o aumento aos nossos professores alegando o período eleitoral. Pois, lembro a eles que a lei do Piso dos Professores é de 2008, portanto todos os prefeitos e governadores que quiseram, se planejaram e se adequaram a lei. Além disso o Supremo Tribunal Federal já determinou seu cumprimento em 06/04 2011. Tanto isso é verdade que foi formado no ÍNICIO do ano, um grupo de estudos, do qual os dois secretários faziam parte, que levantou todos os dados e fez um estudo de impacto para aplicação do aumento, antes do período eleitoral, podendo ser aplicados sem nenhum problema, que só não foi dado, porque a administração não quis ! É preciso salientar ainda que a mesma lei do piso determina:  "É constitucional a norma geral que reserva o percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse".
      Alegaram também o gasto com funcionários que tem um limite a ser respeitado. Porque então a prefeitura não pára de contratar cada vez mais gente? Porque nosso número de funcionários disparou nos últimos meses? Apesar disso, o aumento poderia ter sido dado, e mesmo assim, o alegado limite fiscal não seria alcançado, uma vez que a receita também subiu muito.
       Os mesmos dois secretários, juntamente com Marcelo Becker, também sabiam sobre a lei da licença maternidade de 6 meses, que foi aprovada por nós na Câmara, e olha que o projeto partiu da administração, e agora se negam a conceder, em mais uma demonstração de insensibilidade. Todos os 3 secretários e o prefeito sabem que a lei É VÁLIDA legalmente. Pergunto, por que colocaram na lei que a funcionária poderia pedir a licença? Para depois não conceder? Respondo, para compensar a retirada do direito aos qüinqüênios, que diziam ser ilegal, mas o estado e a maioria das prefeituras continuam pagando até hoje. Além do mais, na reunião com as professoras para falar do novo plano e novo estatuto da época, apresentaram a elas a licença 6 meses, como uma nova vantagem que a funcionária teria.
      Quero dizer que neste ano, na Câmara de vereadores, o que mais eu fiz foi pedir, cobrar, sugerir, alertar, sobre a necessidade de melhorar os salários de nossos professores e sobre a adequação a lei nacional do piso do magistério , bem como o respeito ao plano de carreira. Mas certamente nem ficaram sabendo disso, pois para eles a Câmara de Vereadores não tem valor nenhum. São acostumados a ninguém se “intrometer” nas suas áreas. Não gostam de opiniões.
       Acredito que estas pessoas que citei, querem sim, uma educação de qualidade para o município. Mas eles acreditam que isso é possível pagando MAL os professores. E é nisso que nos diferenciamos, apenas no campo das opiniões e ideias. Porque eles sabem, que o projeto de aumento não foi enviado para a câmara antes do período eleitoral porque a administração não quis. E todos sabem também, que seria perfeitamente possível cobrir o aumento e manter-se dentro do limite da lei de responsabilidade fiscal. 
        Porque a maioria dos municípios conseguiu respeitar a lei do piso, respeitando também as carreiras? Por exemplo, nossa vizinha Imbuia! Aplicou o 22 % na carreira, igualmente para todos os professores. E olha que lá, nem teve aumento de suas receitas financeiras como Vidal Ramos teve, devido a Votorantim. Façam um levantamento nos municípios vizinhos e do Alto Vale, e verão que Vidal Ramos paga um dos piores salários para seus professores.
       Mas não se enganem, pois nossos professores não engolem todas as suas “explicações”, sem antes questioná-las, afinal com muito orgulho e sem o devido reconhecimento, SÃO PROFESSORES !!!

Lixo Eletrônico - CIM AMAVI

                 Na próxima sessão da Câmara de Vereadores de Vidal Ramos, estará em discussão o projeto que cria o programa municipal de coleta permanente do lixo eletrônico. Este projeto é de grande importância, pois vai criar um local  permanente para o recebimento deste lixo e o  posterior encaminhamento ao destino adequado. Ainda, visa contribuir na conscientização da comunidade para a importância desta ação. Aquilo que chamamos de "lixo", na maioria das vezes pode ser reaproveitado. Com o lixo eletrônico, isto fica ainda mais nítido, uma vez que o descarte em locais inadequados é muito perigoso devido ao conteúdo tóxico e poluente, mas sobretudo, por tratar-se de material muito valioso, como os diversos metais ,entre outros materiais, podendo serem em sua grande maioria reaproveitados.
                 E esta é uma ação de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Não apenas pelo caráter ecológico, mas também pelo caráter econômico, uma vez que desenvolvimento de verdade, precisa abranger ambos. Com o reaproveitamento de matérias primas, tornamos o processo produtivo e consequentemente os produtos, mais baratos. Por sua vez, o preço menor incentiva o consumo e aumenta o movimento econômico, gerando mais empregos e riquezas. Mas o principal fator desta ação, é diminuir o impacto ambiental que nossa sociedade vem provocando. Este mesmo crescimento econômico falado anteriormente, tem produzido grande destruição de nosso espaço natural. Por isso o poder público precisa incentivar o reaproveitamento e a reciclagem. Somente assim, diminuiremos a imensa poluição gerada pela exploração, transporte e beneficiamento das matérias primas. Além disso, fazemos um significativo avanço na saúde, diminuindo a quantidade de resíduos contaminando o solo, a água e a atmosfera.
                Muito importante neste momento, salientar o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ecólogo Leandro Lyra juntamente a Fundação Municipal de Meio Ambiente. Várias ações vem sendo realizadas com este objetivo, de conservar e promover o meio ambiente.
                Também é preciso salientar outro projeto aprovado a poucos meses em nossa Câmara. Trata-se do CIM-AMAVI, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí. Vidal Ramos, por meio deste projeto, passou a integrar este consórcio, objetivando buscar soluções conjuntas para problemas comuns, economizando recursos, por meio do rateio de despesas entre os municípios participantes. E este projeto de recolhimento de lixo eletrônico, apoiado pelo CIM-AMAVI, já é uma prova dos benefícios de se integrar tal consórcio.
                 Vereador Juarez, que desde o início do mandato tem batalhado muito por políticas municipais de tratamento adequado a todo tipo de lixo e resíduos, com certeza votará favorável ao projeto, e além disso, estará incentivando ativamente a divulgação e aplicação deste projeto. 

Enquete deste blog... Resultado

        Este blog perguntou para as pessoas que o visitam o seguinte:

        Com a vinda da Votorantim, Vidal Ramos...

        Ficou igual :   6  votos   9%
        Melhorou:    26 votos  39%
        Piorou:         26 votos  39%
        Não sabe:     8  votos  12%

        Foram 66 participações, e o resultado muito equilibrado.

        Certamente Vidal Ramos apresentou significativos avanços econômicos e aumentou a oferta de empregos, mas ao mesmo tempo, espera por muitas melhorias ainda. O grande desafio está posto daqui para frente. Transformar a receita que aumentou muito, e ainda vai aumentar mais, em qualidade de vida; refletidas em mais saúde, mais educação, mais urbanização, mais saneamento, mais infra-estrutura, mais lazer, mais apoio aos setores econômicos do município, enfim, mais qualidade de vida.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Professor Arnoldo Boing

           Professor que dedicou toda a sua vida para as crianças de Vidal Ramos. Quando jovem foi encaminhado para Blumenau, com as despesas pagas pela comunidade, a fim de estudar no colégio Santo Antônio, se preparando para ser professor. Voltou para sua comunidade onde trabalhou 30 anos como professor primário. ( Salseiro e Praça Stoltenberg ).
          Como professor foi um grande incentivador da cultura nacional, principalmente na escola, com as cantigas de roda do folclore brasileiro, que eram as brincadeiras prediletas na hora do recreio, além das famosas cantorias alemãs que até as crianças aprendiam desde pequenas.
          No tempo do professor Arnoldo, década de 40, quando era proibido o idioma alemão, as crianças aprendiam e eram ensinadas a recitar versos de espírito nacionalista, de apologia a pátria, que nas festas eram apresentadas ao público. E algumas pessoas até hoje tem estes versos decorados. Nestas festas teatrais, o seu cunhado Otacílio Hoeppers, de vez em quando fazia o seu show de teatro de sombras.
          Também era músico.Tocava bem violino e acordeom, que aprendeu no colégio Santo Antônio. Pertenceu ao grupo fundador do Coral Sagrado Coração de Jesus, onde depois do Vendolino Back, foi por vários anos o maestro do Coral. Era também o Capelão da comunidade, e nos domingos conduzia o culto em alemão e o terço em português.
          Foi grande desportista e sócio fundador do Ypiranga, do Salseiro. Seus filhos, Nilo, Ivo e Celso, que começaram a jogar no Ypiranga, mais tarde foram jogadores profissionais no Payssandu de  Brusque e no Olímpico de Blumenau. O Nilo, chegou a jogar em dois times da primeira divisão do campeonato paulista daquela época, o Batatais e o XV de Piracicaba, e chegou a jogar contra o Pelé !
          Este homem precisava receber uma homenagem pelo seu trabalho na Educação, Cultura e Esporte de Vidal Ramos.
  
          Professor Arnito Boing

          Vereador Juarez já fez pedido pela Câmara, e continuará batalhando para que em breve este saudoso senhor, receba sua merecida homenagem. Certamente em breve ela virá !
          Professor Arnoldo, assim como as recentemente falecidas Tereza Jonck e Maria Ramos Will, foram algumas daquelas pessoas que viveram uma época especial. Professor Arnoldo, destacou-se pelo amor e a dedicação de ensinar. Digo época especial, pois apesar de tão próxima dos tempos atuais, era balizada por valores hoje um pouco esquecidos, como o respeito a família e aos mais velhos, e com maior espírito comunitáro. Outro fator que diferenciou aquela época, era a quase total inexistência de tecnologias, seja na saúde, seja nos transportes, nas comunicações, ou nas próprias ferramentas de trabalho.  Enfim, era um mundo onde vivia-se intensamente o local, o trabalho era árduo e pesado, e por isso, valorizava-se mais os verdadeiros valores da vida.
          E foram estas pessoas, desta época, que desbravaram corajosamente nosso espaço, e criaram os fundamentos daquilo que somos hoje. Certamente muitos outros mereciam homenagens ainda, mas com certeza o professor Arnoldo Boing é um deles !!!
          Pesquise e valorize nossa história, pois quanto mais a conhecemos, mais valor damos as coisas que temos hoje.

Mais um Adeus... Dona Tereza Jonck

          Mais uma rosa colhida por Deus. Desta vez Dona Tereza Jonck, mãe da querida professora aposentada Dona Solange, do honrado Senhor Valério, do Arcebispo de Florianópolis Dom Wilson Tadeu, e da professora Gelta, e estes são os que me lembro agora.
          Com  93 anos de vida muito honrada, sua história foi um exemplo de fé e dedicação a família e a comunidade.
          A saudade fica, mas a sua imagem e memória exemplar também !

      “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina

"Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando.
Mas quem apenas olhar uma flor num campo,
 permanecerá para sempre com ela.
Você nunca será minha e por isso terei você para sempre."
Paulo Coelho

         
         

Adeus Dona Maria...



         Dona Maria, depois de 104 anos, deixou esta vida. E a partida, independente da idade que a pessoa possui, nos revela a triteza e a dor pela perda.
         Mas a sua vida é o que devemos comemorar. A fé e a perseverança, o amor, a  dedicação a família e a comunidade, a  lucidez, muito trabalho e honestidade, foram as marcas de sua vida.
          Aos familiares que tanto amor a ela dedicaram, só nos resta bater palmas, e dizer que apesar da dor, o sentimento que devem carregar é o de orgulho de tê-la entre os seus.
          A comunidade, que aprendamos a valorizar em vida estas pessoas, que com muito mais dificuldades que temos atualmente, construíram o fundamento do que existe hoje.
          Ao poder público, que reserve a mais merecida e oportuna homenagem.

                                                                 “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina

"Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando.
Mas quem apenas olhar uma flor num campo,
 permanecerá para sempre com ela.
Você nunca será minha e por isso terei você para sempre."
Paulo Coelho