Retirado do site: http://www.anaispoliticos.blogspot.com/
Os tucanos de um modo geral, sempre gostaram de se fazer de inteligentes, especialmente na área econômica. Era como se fosse óbvio que os engravatados da USP soubessem mais disso do que os imbecís sindicalistas do PT.
Isso foi sendo vendido como verdade por muitos anos. Volta e meia aparece o Serra na TV pra comentar algum fato econômico. Ostentando um diploma (que ele não tem) de economista, faz cara de sábio e fala dos "erros" da condução atual. Ele faz um tipo calmo, e conversa para a meia dúzia que ainda o aguenta. A meia dúzia da mídia, por certo.
Esta é outra das verdades universais que têm vindo abaixo. Os tucanos entendem bem é de outro tipo de ecnomoia, o da derrocada. Aquela onde você entrega de graça o patrimônio público para algum amigo ou um sabichão que lhe paga boa propina, e o povo que se vire. Foi assim no Brasil como um todo, com suas privatizações, e é assim nos Estados que ainda são administrados por esse tipo de lesa pátria. Caso do Paraná, sendo negociado a cada dia pela melhor oferta.
Mas eis que esta semana os tupiniquins administrados pelos ignorantes petistas subiram mais um degrau da escala econômica. Agora somos a sexta potência mundial.
Convém lembrar que quando Don Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência, estavamos em oitavo lugar. Ele conseguiu a proeza de levar-nos ao décimo quinto (e ainda se fazem de entendidos). Em nove anos, Lula e Dilma subiram nove posições. É este o motivo pelo qual os tucanos não verão novamente a Presidência da República por umas duas décadas, ao menos. Porque o Brasil hoje dá certo.
Tem milhões de coisas para serem corrigidas, mas as que ainda estão erradas, já eram assim antes. Não foi inventado nenhum problema novo, como a corrupção, por exemplo, como quer fazer crer a imprensa. Sempre fomos um país de gente corrupta que suborna funcionários públicos e de políticos safados. O povo consegue saber disso e é este o segundo motivo pelo qual a tucanalha se manterá longe do poder por tanto tempo, porque não somos mais corruptos hoje, do que eramos antes.
Ainda que tentem, não conseguem convencer o zé povinho de que a pilantragem foi inventada na era Lula.
Em menos de dois anos, o Brasil desbancará também a França e assumirá o quinto lugar, como já previsto por este blog há 3 anos. Vai ser curioso ver a cara e o trololó tucano sobre o estado das coisas, quando isso acontecer.
Com toda certeza o brasileiro está conquistando nos últimos anos um nível de vida melhor. O que não posso afirmar com certeza é se isso está acontecendo porque o PT está governando o país. Claro que o Lula e sua equipe de governo contribuiram e muito para fortalecer nossa economia, mas acho que muito se dá pelo fato de já terem pegado o trem andando. As coisas já estavam encaminhadas quando assumiram o poder.
ResponderExcluirDizer que a corrupção já existia em governos tucanos me parece um modo perigoso de aceitar a corrupção petista que já derrubou vários ministros.
Quanto a sermos a sexta economia no mundo não significa em hipotese alguma que estamos entre os 6 mais ricos do mundo. Para sabermos o quão rico somos temos que dividir todas nossas riquezas pelo número de habitantes. Fazendo isto teremos uma queda brusca neste ranking pois a diferença na distribuição de renda no Brasil é vergonhosa.
Oi Flávio! Primeiramente quero agradecê-lo por acompanhar o blog! Com relação ao texto, você reparou que é uma reprodução, portanto eu não poderia mudar seu conteúdo. E o objetivo do blog, é também este, discutir, problematizar, pois com isso todos aprendemos. Não necessariamente concordo com todo o texto, e com algumas expressões usadas.
ResponderExcluirO texto foi elaborado como um contraponto a mídia de São Paulo, como o Estadão, Folha de SP, a revista Veja, entre outros, que escancaradamente são subservientes ao PSDB daquele estado. Eles criticam sistematicamente o governo Dilma e Lula, especialmente na área econômica e corrupção. O próprio Serra, constantemente escreve textos e "concede" entrevistas como economista, que não é (pois não tem diploma) criticando a condução da economia e a corrupção. Entao o texto apenas relembra que a corrupção é um mal da humanidade e histórico, não só do Brasil e de 2003 pra cá.
E quanto ao fato de as coisas estarem encaminhadas, penso bem ao contrário. O Brasil era considerado um país de risco para se investir, sua dívida externa era estrondosa, era refém do FMI, manipulado pelos interesses norte americanos, salário mínimo vergonhoso, balança comercial deficitária, moeda desvalorizada, desemprego recorde, entre outros. Além disso se mantinha as custas da entrega do patrimonio público brasileiro, ou seja dando as estatais brasileiras a grupos internacionais. Veja livro A Privataria, recém lançado. Se estivessem no poder ainda, não teríamos mais a PETROBRAS, que era a próxima da lista deles a ser doada. Diziam que o país não tinha petróleo de qualidade e nem em quantidade, e que não dispunha de recursos para investir ! Hoje a Petrobras é um dos alicerces do desenvolvimento do País, com a melhor tecnologia do mundo em águas profundas, petroleo de excelente qualidade, e com um preço que não é absurdo se voce considerar o poder aquisitivo de hoje. O salario mínimo da época PSDB equivalia mais ou menos a 100 litros de gasolina e 60 a 70 dólares. Hoje o mínimo equivale a mais de 220 litros de gasolina e chega a quase 350 dólares. E isso é que fez a diferença, e podia ter sido feito antes. Ou não se acreditava nisso, ou não se queria fazer isso. O que Lula fez, com sua equipe, foi redescobrir um Brasil dentro do Brasil, apostando em seu mercado interno, começando por valorizar o salário mínimo, e incentivando a indústria e agricultura nacional. Com isso passamos a exportar mais e importar menos, gerar empregos, gerar renda e conseguir fazer a economia deslanchar. E somente assim foi possível crescer, para daí sim começar a melhorar a distribuição de renda, que você fala ser necessário para o país ser rico. Tanto o que você falou é verdade, que a Dilma elegeu isto como seu lema de governo, país rico é país sem pobreza. Ou seja primeiro tínhamos que crescer, pois caso contrário não teríamos o que distribuir. Em 2002 a renda per capita do Brasil era 2.870 dólares, contra mais de 11 mil dólares em 2011.
E como diz o próprio texto, muitas coisas precisam melhorar, mas não pode-se negar que a eleição de Lula foi um marco para a independência do Brasil com relação aos EUA, e ao FMI,sendo que hoje o Brasil empresta dinheiro para ajudar a combater a crise europeia, e ao contrário do que muitos pensam, é esse empréstimo que gera muito mais confiança dos investidores em nosso país. O potencial de pais tropical e gigantesco como é o nosso caso, finalmente está sendo explorado em função de nós mesmos. Mas na minha opinião, agora temos outra revolução extremamente necessária e urgente. Chega de ser o eterno país do futuro, é hora de fazer o futuro do país. Investimento em massa na educação. Somente seremos um exemplo bem sucedido de economia emergente a caminho do desenvolvimento, se a educação for a prioridade das prioridades. A globalização cada vez mais acelerada, a revolução tecnológica e cultural, exigirão cada vez mais, pesoas extremamente qualificadas. Flávio, um abração, e continue comentando o blog !!!
Obrigado