Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Debate sobre Municipalização da Educação

                   Vereador Juarêz participou nesta quarta-feira 16/11/11 em Rio do Sul, de um debate promovido pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina em parceria com Sinte, SDRs, prefeitos, secretários municipais de educação, entre outros, a respeito da troca da gestão das escolas estaduais para os municípios do estado.
                     O debate conduzido pela Deputada Luciane Carminatti, foi bastante importante, no sentido de levantar múltiplas questões que precisam ser definidas, caso aconteça este processo de troca de gestão. Destacou que é fundamental neste processo, que se ouça a comunidade escolar, que se garanta os direitos profissionais dos professores, e se é de fato esta a medida mais importante neste momento, para que tenhamos mais qualidade na educação. Salientou que o maior problema na sua visão, é a falta de investimento nas políticas já vigentes.
                     O prefeito de Petrolândia, secretários, professores, sindicalistas, vereadores, gerente de educação, entre outros, tiveram a oportunidade de se manifestar, proporcionando um acalorado debate.             
                     Como encaminhamento final, a audiência decidiu pela necessidade de mais esclarecimentos e certezas, para os municípios assinarem a adesão a municipalização, e que o ano de 2012 deve ser importante para fomentar essas discussões. Não seria correto esses projetos irem para as Câmaras de Vereadores, sem terem tido um amplo debate com toda a sociedade antes. Além disso, ano que vem muitos prefeitos e secretários deixam seus cargos em todo o estado, podendo acontecer que as próximas administrções pensem diferente a respeito dessa questão.
                     O vereador Juarêz participou do debate, no objetivo de buscar subsídios para melhor conhecer este projeto do governo do estado, e com isso poder da melhor maneira se posicionar na Câmara, caso o município também apresente o projeto. É certo, sim, de que trata-se de um projeto muito complexo, e justamente por isso faz-se necessário um estudo muito criterioso, para que não haja prejuízos a ninguém, e que fundamentalmente, a educação saia ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário