Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Passarela para pedestres na ponte João Prim

              A Prefeitura iniciou a reconstrução da ponte João Prim, na rua João Boing. A ponte que havia sido comprometida pelas cheias de setembro, é uma importante alternativa de trânsito no centro de Vidal Ramos, e essencial para os moradores "do outro lado do rio ", uma vez que facilita muito o deslocamento destes, para o centro. O vereador Juarêz que já havia feito o pedido da passarela ao prefeito a alguns meses atrás, compreendeu que naquela estruturura, era mais difícil de construí-la.
              Por isso o vereador aproveita este momento, em que a ponte está ganhando uma nova estrutura, para fazer novamente o pedido de uma passarela para pedestres na lateral da ponte. Como o movimento nesta rua já é bastante grande, isso traria uma maior segurança aos pedestres, especialmente os idosos, que as vezes ao verem um carro, se apressam para sair de cima da ponte, podendo facilitar o acontecimento de acidentes. Também seria uma demonstração de consideração com o pedestre e o ciclista.

Munucipalização das escolas da rede estadual

O vereador Juarêz solicitou ao secretário de educação Nélson Back, informações sobre a possibilidade de Vidal Ramos estar municipalizando a rede estadual de educação. Sabe-se que esta é uma política prioritária do governo estadual, e existem bastante comentários de que Vidal Ramos também irá aderir. Isso tem gerado uma série de dúvidas e incertezas, tanto nos profissionais de educação como em toda a comunidade. Seria portanto, o momento de estar esclarecendo melhor a população, apresentando as propostas, e solucionando as dúvidas, para que se pudesse ter um melhor entendimento da viabilidade ou não deste processo.

sábado, 26 de novembro de 2011

Convenção do PMDB de Vidal Ramos

No dia 26 de novembro, o PMDB de Vidal Ramos reuniu-se para renovação de seu diretório. O vice prefeito Laércio da Cruz, o Tinha, continua sendo presidente, e o vereador Juarêz continua o secretário geral do partido. Foram 94 os filiados que votaram e aprovaram a chapa que é formada por 54 peemedebistas. A sigla segue mobilizada para disputar a prefeitura no ano que vem com cabeça de chapa e com uma boa nominata de vereadores.




Campeonato de Bocha chega ao fim - Cinema comemora o vice-campeonato

Campeonato Municipal de Bocha, taça Francisco Dognini, terminou no Salseiro dia 25/11/11. Apesar de estar lutando pelo título, a comunidade do Cinema também festejou muito a segunda colocação. Na entega da premiação foi feita uma merecida e bonita homenagem para seu Chico Marieta, como era conhecido o senhor Francisco Dognini. Para o Cinema também foi importante a conquista, pelo nome do homenageado, pois seu Chico que sempre foi um desportista exemplar, foi também sócio fundador da Ponte Preta, que hoje é o Clube Cinema.
Parabéns a toda a equipe e comunidade !






 

Final do Campeonato Municipal de Bocha - Ypiranga, o grande Campeão !

Após uma longa disputa, merecidamente, e pela terceira vez, o Ypiranga, é o grande Campeão do Campeonato Municipal de Bocha de 2011, taça Francisco Dognini, o Chico Marieta.
A premiação ocoreu nesta sexta 25/11/11, no Salseiro, com uma bonita e merecida homenagem ao seu Chico Marieta, da localidade de Cinema e falecido neste ano.
O Ypiranga com este título, confirmou sua tradição vencedora nos esportes que disputa, e merece o reconhecimento de todos ! Parabéns !






quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Audiência discute cheias no Vale do Itajaí Mirim

O vereador Juarêz, e o ecólogo diretor da Fundação Municipal de Meio Ambiente Leandro Lyra, participaram de audiência pública no município de Brusque em 23 de novembro de 2011. A audiência contou com a presença do prefeito de Brusque, vereadores e lideranças dos municípios de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Itajaí e Vidal Ramos, e teve como objetivo discutir a necessidade de ações concretas e integradas entre os municípios da bacia do Itajaí Mirim, visando a diminuição dos impactos causados pelas enchentes. Técnicos da defesa civil estadual e dos municípios, e um especialista em gestão de recursos hídricos, apresentaram planos e propostas, bem como representantes dos municípios também manifestaram-se. Um grupo de trabalho foi constituído, e em breve haverá um novo encontro, para tentar construir ações coletivas, uma vez que trata-se de um problema para toda a bacia, das nascentes a foz, do rio Itajaí Mirim.





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Encontro família HOEPPERS

Já são 26 anos, e 26 encontros. Em 2011 foram mais de cem membros da família a participarem, nos dias 19 e 20, no sítio do Sandro no Fachinal, do Encontro Anual da Família Hoeppers, (descendentes de Otacílio Hoeppers e Elza Antunes Hoeppers).

Muita conversa, animação, jogos, brincadeiras, brindes, camping, músicas e cantos, orações.  Esses são os principais ingredientes desse tradicional encontro, que este ano já alcançou a vigésima sexta realização. Parabéns a FAMÍLIA, e que muitos encontros ainda se realizem !!!



    Irmãos Hoeppers vivos ... Nina, Tere, Lali, Nego, Dete, Nilda, Nilze, Erica... Só faltou a Maricha !!!


Bastião tava tremendo de medo nessa hora...e o Doido o salvou !
Oração, e... lembrando os que não estão mais conosco !
O IVO, é o chefe do fogo de chão !
Dominó, baralho...





 Confecção da colcha de retalhos da família ... "Aquela colcha de retalhos que tu fizeste, juntando pedaço em pedaço foi costurada, serviu para nosso abrigo em nossa pobreza, aquela colcha de retalhos está bem guardada  /... Eu sei que hoje não te lembras dos dias amargos / Que junto de mim fizeste um lindo trabalho / E nessa sua vida alegre tens o que queres / Aquela colcha de retalhos está bem guardada / Agora na vida rica que estás vivendo / Terás como agasalho colcha de cetim / Mas quando chegar o frio no teu corpo enfermo / Tu hás de lembrar da colcha e também de mim" - A música do Lino, virou Hino da família...


Vereador Juarêz Kuhnen

Nasci em 21 de março de 1976, na cidade de Rio do Sul, mas sempre morei em Vidal Ramos. O nome do meu pai (in memorian) é José Bertoldo Kuhnen e da minha mãe Ester Hoeppers Kuhnen e tenho seis irmãos. Quando nasci, morávamos na Praça Stoltenberg onde permanecemos até 1980. Nesta comunidade estão ainda alguns parentes e muitos amigos. Lugar que freqüento sempre que posso. Então meus pais vieram para o centro.
Foi no centro de Vidal Ramos, que vivi desde 1980 até hoje. Lugar onde cultivei grandes amizades, onde tive grandes momentos e muitas aventuras, e também grandes perdas. Lugar que vi crescer, se transformar. Lugar onde moravam e ainda moram a maior parte de nossos familiares Hoeppers e Kuhnen. Cidade realmente maravilhosa para se viver.
Meus estudos de ensino fundamental e médio foram todos no Cacilda Guimarães. Escola que estará sempre no meu coração, assim como muitos professores e colegas. Em 1995 ingressei no curso de Geografia da Udesc, sendo que o concluí no ano de 2000. Fiz ainda vários cursos, e destaco o de Gestor Escolar pela secretaria de Educação de Santa Catarina em parceria com a Udesc, totalizando 270 horas. Sou pós-graduado em Psicopedagogia na Uniasselvi.
Trabalhei em muitos lugares e atividades diferentes, sendo que destaco: 1 ano na CRAVIL, 1 ano na Prefeitura de Vidal Ramos, 7 anos que fui proprietário de uma Loja de Móveis, e o período que sou professor, desde 1995 até hoje. Já lecionei no Cacilda Guimarães (Centro) na Rodolfo Fink (Chapadão do Tigre), Educação de Jovens e Adultos, EJA e E.E.B. João Alberto Schmid (Campestre). Tive também uma importante experiência na Escola de Ensino Fundamental Professor Rodolfo Fink, no Chapadão do Tigre onde atuei como diretor de escola nos anos de 2003 a 2008.
Minha primeira experiência política foi em 2008, quando disputei uma vaga na Câmara de Vereadores de Vidal Ramos pelo PMDB. Tive a felicidade de receber o carinho dos Vidalramense através de uma expressiva votação que totalizou 383 votos, sendo o vereador mais votado da eleição com 9,26% dos votos do município.
Atualmente ocupo o cargo de 1º Secretário da Câmara e presido a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. No nosso partido PMDB, ocupo a função de secretário. Ajudei a fundar a Associação Rádio Comunitária Vidalramense – ARCV, sendo o atual presidente. Sou secretário do Esporte Clube Avante do Chapadão do Tigre e do Clube Esportivo Internacional na Praça Stoltenberg (onde também já fui presidente) e secretário do Esporte Clube Avaí (Fartura).  Já participei do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Conselho de Educação e do Conselho do Fundeb e atualmente represento a Câmara na Fundação de Meio Ambiente.
Acredito na política como uma forma de melhorar a vida das pessoas. Compreendo-a como muito importante e necessária. O modo de produção capitalista gera oportunidades desiguais, e consequentemente uma sociedade muito desigual. Certamente que esta condição capitalista não é culpa do empresário de hoje, mas vem enraizada nas origens do próprio modo de produção. O que existe de fato, hoje, é uma sociedade sofrendo os efeitos de uma injusta distribuição de oportunidades e de renda. E é neste contexto que se justifica a existência de um poder público, emanado do povo, que tenha como meta procurar amenizar esta desigualdade social. Por isso o Político tem uma missão importantíssima dentro da sociedade, que seria a de “operar” e administrar da melhor maneira possível este poder público, a fim de que ele alcance seu grande objetivo. E é aí também, que reside o grande problema deste modelo de organização social. Muitos têm sido os políticos, que usam em benefício próprio ou de terceiros, o poder sagrado que a população lhes confia. E daí toda a estrutura montada para amenizar as mazelas sociais serve para aprofundar ainda mais as diferenças já existentes.
Considerando tudo isso, vejo na participação maior da população na política, uma das formas de melhorarmos a situação. Não é preciso gostar da política, mas compreendê-la e acompanhá-la se faz necessário. Lembre-se que o problema de quem odeia a política, é que é governado por quem adora.  A participação, que não precisa ser direta, faz a política tornar-se mais ágil, mais operante e mais séria. Nunca diga ao seu filho ou a uma criança que os políticos são tudo ladrões, ou que não fazem nada, ou que a política é coisa suja, pois isso não ajudará em nada, não irá melhorar a situação. Diga a eles que a política, como várias outras organizações sociais, como a escola, a igreja, o sindicato, entre tantas outras, são feitas de pessoas. E geralmente é nas pessoas que estão os vícios, que prejudicam o bom funcionamento das entidades. Mas as pessoas sempre podem ser substituídas, trocadas, em sucessivas tentativas de encontrar as mais corretas, nas oportunidades que os regimes democráticos oferecem.  Se não fizermos isso, as gerações futuras poderão não acreditar em mais nada. Não acreditarão na política, mas também não acreditarão mais na igreja, na escola e talvez nem mesmo na família. E acredito que se isso acontecer, iremos gerar um mundo com muito mais problemas do que o atual, e tenho certeza que não é isso que queremos. Precisamos deixar um mundo melhor para as futuras gerações, e futuras gerações melhores para o mundo. Lembremos que as pessoas passam pela vida, mas aquilo que elas construíram ou modificaram, isto ficará. Muitos países já conseguiram aperfeiçoar a sua organização política, e consequentemente gerar justiça social.
“Para triunfo do mal, basta que os bons não façam nada”.

 Estou na política ciente de minhas limitações, de minhas incapacidades, mas com uma vontade grande de aprender, de acertar e de contribuir com o pouquinho que me cabe para termos um mundo e uma cidade sempre melhor. Estou procurando conhecer todos os espaços e todos setores da administração municipal, bem como compreender melhor o funcionamento da “máquina” pública, com seus instrumentos de planejamento, controle e fiscalização, para poder da melhor maneira cumprir o mandato que me foi conferido pela população. Por isso convido todos a acompanharem o trabalho dos políticos, criticando, cobrando, sugerindo, pois desta maneira, penso que o poder público poderá funcionar muito melhor, melhorando a vida das pessoas a partir da participação de todos. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aldo Schneider cobra inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar e incentivo para agricultores

O Deputado Aldo Schneider (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, percorreu vários órgãos governamentais nesta semana com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de incentivo à produção de alimentos orgânicos. O parlamentar foi pessoalmente na Secretaria de Estado da Educação entregar os ofícios que solicitam a inclusão destes produtos no cardápio de refeições servidas nas escolas da Rede Estadual. A ideia é incentivar o consumo de alimentos orgânicos deste a infância e adolescência e aumentar o consumo no estado. De forma imediata, o Secretário de estado da Educação, Marco Tebaldi (PSDB), convocou os técnicos da secretaria, responsáveis por este setor e determinou que fossem desenvolvidas ações para atender a solicitação apresentada pelo parlamentar. Na Secretaria de Estado da Fazenda, Schneider foi pedir incentivos fiscais para a produção orgânica e informações sobre os benefícios para a atividade. O Secretário Adjunto da Fazenda, Almir José Gorges, recebeu as solicitações e vai requerer um relatório com as respostas das solicitações e encaminhar à Comissão de Agricultura da Alesc.

O engenheiro agrônomo Osmar Alcides da Conceição, que é Assessor Técnico da Comissão de Agricultura, Mauro Beal da Câmara de Comércio Brasil Itália e técnico da Epagri e Paulo Tagliari, acompanharam o Deputado Aldo nos dois encontros. As atividades fazem parte de uma série de ações que foram programadas pela Comissão de Agricultura da Alesc, depois de uma Audiência Pública realizada em junho de 2011.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Debate sobre Municipalização da Educação

                   Vereador Juarêz participou nesta quarta-feira 16/11/11 em Rio do Sul, de um debate promovido pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina em parceria com Sinte, SDRs, prefeitos, secretários municipais de educação, entre outros, a respeito da troca da gestão das escolas estaduais para os municípios do estado.
                     O debate conduzido pela Deputada Luciane Carminatti, foi bastante importante, no sentido de levantar múltiplas questões que precisam ser definidas, caso aconteça este processo de troca de gestão. Destacou que é fundamental neste processo, que se ouça a comunidade escolar, que se garanta os direitos profissionais dos professores, e se é de fato esta a medida mais importante neste momento, para que tenhamos mais qualidade na educação. Salientou que o maior problema na sua visão, é a falta de investimento nas políticas já vigentes.
                     O prefeito de Petrolândia, secretários, professores, sindicalistas, vereadores, gerente de educação, entre outros, tiveram a oportunidade de se manifestar, proporcionando um acalorado debate.             
                     Como encaminhamento final, a audiência decidiu pela necessidade de mais esclarecimentos e certezas, para os municípios assinarem a adesão a municipalização, e que o ano de 2012 deve ser importante para fomentar essas discussões. Não seria correto esses projetos irem para as Câmaras de Vereadores, sem terem tido um amplo debate com toda a sociedade antes. Além disso, ano que vem muitos prefeitos e secretários deixam seus cargos em todo o estado, podendo acontecer que as próximas administrções pensem diferente a respeito dessa questão.
                     O vereador Juarêz participou do debate, no objetivo de buscar subsídios para melhor conhecer este projeto do governo do estado, e com isso poder da melhor maneira se posicionar na Câmara, caso o município também apresente o projeto. É certo, sim, de que trata-se de um projeto muito complexo, e justamente por isso faz-se necessário um estudo muito criterioso, para que não haja prejuízos a ninguém, e que fundamentalmente, a educação saia ganhando.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Orgulho Vidalense - Dom Vilson Tadeu Jonck

Novo arcebispo tomou posse em Florianópolis na manhã desta terça-feira

Dom Wilson Tadeu Jönck nasceu em Vidal Ramos, no Vale do Itajaí 

Reportagem do Diário Catarinense na Internet em 15/11/11

Dom Wilson Tadeu Jönck tornou-se, nesta terça-feira, o sexto bispo e quinto arcebispo da Capital. Na cerimônia no Colégio Catarinense, que começou por volta das 9h30min, compareceram autoridades e um público de 3,2 mil pessoas segundo informações da organização do evento.



O governador Raimundo Colombo, presente na celebração, ressaltou que Santa Catarina vive um momento de valorização de seus pastores e comemorou a posse de Dom Wilson:

— Ele tem um trabalho em Tubarão reconhecido e elogiado — comentou.
Milhares de fiéis que foram à cerimônia, apesar do feriado chuvoso, também comemoraram a posse de Dom Wilson.

— Para nós, comparecer é um sinal de fé e precisamos prestigiar o bispo que acreditamos que fará um bom trabalho — destaca a catequista Teresa Lima, que veio de Balneário Camboriú. 

Aos 60 anos, nascido em Vidal Ramos, no Vale do Itajaí, Dom Wilson foi ordenado padre em 1977 e, desde 2010, estava na diocese de Tubarão.

Confira o vídeo abaixo:





Dom Wilson Tadeu Jönck estava à frente da diocese de Tubarão - Divulgação / Arquivo Pessoal
Dom Wilson Tadeu Jönck

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Segunda enquete deste blog...

A campanha de 2012 está na boca povo.  Muitos pensam que só os políticos gostam das conversações sobre as eleições, mas na verdade todos tem suas opiniões, suas curiosidades, seus palpites, suas expectativas. Este blog fez uma pergunta  a 120 dias atrás, e a seguir você confere as respostas. Claro que não existe nenhuma validade estatística nesta enquete, tratando-se sim, de uma brincadeira com a participação daqueles que acompanham o blog...

Nas eleições do ano que vem, para vereador você vai votar...

Num candidato diferente                 22 votos    -   28,5%
No mesmo candidato de 2008        21 votos    -   27,5%
Não sabe em quem vai votar           28 votos    -   36,5%
Em nenhum vereador                      06 votos   -     7,5%

Total de 77 participações.

E você ?

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Faixas de estacionamento e adesivos de identificação.

            Vereador Juarêz Kuhnen, apresentou na sessão de 01/11/11, duas indicações a administração municipal:
            A primeira sugere a pintura de faixas, delimitando o estacionamento, especialmente nos dois pontos para  estacionar nos fundos da prefeitura, e na Praça Nereu Ramos. A pintura indicando o local  com o tamanho adequado para carros e espaço para motos, com certeza geraria uma otimização do espaço, ampliando a capacidade de estacionamento, especialmente nos dias e horários comerciais. 
             A segunda indicação, pede a administração, a confecção de adesivos padronizados com brasão do município, para colocar em todos os veículos da administração municipal.  A medida,  visa dar maior segurança, controle e transparência, tanto a população, como para a própria administração, assim como fazem praticamente todas as empresas, e como já é realizado para veículos do transporte escolar. Sabemos que a administração reformou vários equipamentos, além de adquirir novos, que não apresentam ainda nenhuma identificação. Além disso, a frota de veículos, especialmente de cargas, vem aumentando muito em nosso município, sendo que seria importante esta identificação da frota que é da municipalidade.          


     

Inaugurado novo prédio da Câmara

                        No dia 01/11/11, foi inaugurado o novo prédio da Câmara de Vidal Ramos. O prédio recebeu denominação de Luis Eduvirges de Souza, que era carinhosamente chamado de Luis Quinca. As instalações ficaram ótimas, após as reformas realizadas, e certamente proporcionarão todas as condições para o desenvolvimento de um bom trabalho naquele local. O executivo teve a iniciativa de doar a Câmara Municipal o terreno e o prédio, sendo que pela primeira vez o legislativo de Vidal Ramos terá uma sede própria, o que é bastante importante.
                        Na ocasião estiveram presentes, além da população, as autoridades municipais, vários ex-vereadores e os familiares do homenageado. Este blog já dedicou uma matéria a respeito da vida do Senhor Luis Quinca, ( visite as matérias anteriores, vale a pena conferir ). O veredor Juarêz já havia sugerido ao executivo, que fizesse uma homenagem a este senhor, que teve uma grande e importante participação na comunidade de Vidal Ramos, sendo que o prefeito Nabor foi sensível a causa e elaborou o projeto, que prontamente foi aprovado por todos os vereadores.
                         O senhor Luis Nabor de Souza, filho do homenageado fez um emocionado discurso, agradecendo ao executivo e ao legislativo pela homenagem recebida, destacando que foi morar em Blumenau a 51 anos, e que estava feliz em voltar tanto tempo depois para participar de tal inauguração, sendo que neste local, ele e sua irmã Anita Fink (que é residente de Vidal Ramos e também estava presente) nasceram. E justamente neste terreno, foi edificado o primeiro posto de saúde de Vidal Ramos, sendo o terreno doado a prefeitura pelo seu pai, e que daqui para a frente servirá a Câmara Municipal. Vários outros familiares também marcaram presença, engrandecendo o evento.
                         O vereador Juarêz continua a convidar as pessoas a participarem mais da vida política da cidade, acompanhando as sessões, visitando o site, e também acompanhando este próprio blog, que procura divulgar ações do mandato, bem como assuntos de interesse de nosso município.



                             Senhor Diunisius Fink, Luis Nabor de Souza, vereador Juarêz, Dona Ester Kuhnen, Dona Anita Fink e Luis Eduvirges de Souza Neto.