Tem sido uma experiência muito angustiante, a greve do magistério catarinense. Muitas pessoas compreendem a situação, outras, nem tanto. O movimento pode ser considerado como um marco histórico na busca da valorização da educação. Vivemos um crescimento econômico muito acelerado, gerando uma necessidade de mão de obra qualificada sem precedentes na história deste país. E isto acontece associado à chamada era da informação e do conhecimento. Parece óbvio diante deste panorama, que a valorização da Educação é o passaporte para um país mais justo e mais desenvolvido. No entanto, muitas pessoas que conduzem os destinos políticos, líderes dentro da educação, ajudam a plantar na população uma idéia de que a culpa de toda essa situação é dos professores. Líderes que tem discursos de valorização da educação, parecem querer alcançá-la sem pensar no professor. Muitos inclusive, jogam os alunos contra os professores. E isso, é o que de pior podia acontecer. Professores desgastados, com coração partido, angustiados, estão pagando sozinhos um preço muito caro, por uma causa que não é deles apenas, mas de toda sociedade.
"...verás que um filho teu não foge a luta..." - Essa pequena parte de nosso hino, pode servir para uma grande reflexão em nossas vidas. Cada um de nós pode fazer algo a mais do que cuidar apenas dos nossos próprios interesses. Se acreditamos em algo, devemos lutar por isso. Somos todos responsáveis pela sociedade que temos.
Ouça a seguir esta música da iluminada Leci Brandão e tire suas próprias conclusões:
Anjos da Guarda
Leci Brandão
Professores Protetores das crianças do meu país Eu queria, gostaria De um discurso bem mais feliz Porque tudo é educação É matéria de todo o tempo Ensinem a quem sabe tudo
A entregar o conhecimento Na sala de aula
É que se forma um cidadão Na sala de aula
Que se muda uma nação Na sala de aula Não há idade, nem cor
Por isso aceite e respeite O meu professor
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele Batam palmas pra ele
Que ele merece !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário